Skip links

4 habilidades para ser um bom Tradutor

Seja qual for a sua profissão, médico, advogado ou tradutor, existem algumas habilidades que você deve desenvolver constantemente para atingir todo o seu potencial e obter sucesso profissional. Seja você freelancer ou CEO de uma empresa, as habilidades de comunicação e relacionamento são extremadamente importantes, pois chegar ao sucesso exige mais do que realizar apenas um bom trabalho na sua área. Para nós, aqui na Universo, sucesso significa garantir um fluxo constante de trabalho, com clientes e tradutores satisfeitos. Se você é tradutor e trabalha como freelancer, separamos 4 habilidades que serão de muita ajuda para atingir o sucesso na sua carreira:

Habilidades de comunicação

Boas habilidades de comunicação são essenciais para receber e transmitir a mesma mensagem e poder se relacionar com as pessoas de forma eficaz. Uma comunicação de sucesso significa entender o que cliente, fornecedor, chefe ou qualquer outra pessoa relacionada ao seu trabalho deseja. É necessário “identificar a dor do outro” para poder oferecer uma solução adequada. Aqui está o ponto principal: ouvir e conversar para compartilhar opiniões e ideias. Ser um bom comunicador significa ser capaz de esclarecer suas intenções, independentemente da forma de comunicação que você estiver usando: em uma conversa pessoal, por e-mail, por telefone ou fazendo uma apresentação. As habilidades de comunicação em todos os ambientes de trabalho são importantes. Se você é freelancer, deverá convencer e vender seu serviço da melhor forma para que alguém posso adquiri-lo, e é aqui onde a comunicação e a habilidade são tão importantes.

Empatia

Algumas pessoas acham que a empatia não é importante no âmbito profissional, mas ela é, de fato, é uma das principais habilidades que você pode desenvolver como freelancer, chefe, funcionário e ser humano. Empatia é a capacidade de reconhecer como alguém está se sentindo, de se colocar no lugar do outro e entender sua perspectiva. Empatia é uma habilidade que ajudará você a se comunicar com seus clientes e parceiros, entender o comportamento das pessoas em determinadas situações, gerenciar conflitos e se relacionar com os demais. Você pode desenvolver sua empatia ouvindo os outros e tirando um tempo para refletir, antes de reagir a uma situação. Pense no motivo pelo qual essa pessoa está se sentindo do jeito que está e tente ser o mais atencioso e gentil possível em todas as situações.

Organização e otimização de seu tempo

Se seu objetivo for o sucesso profissional, você precisa se organizar e usar seu tempo da melhor forma possível. Se você não planificar e organizar tarefas semanais, seu trabalho pode ficar prejudicado.

Ser uma pessoa organizada permitirá que você lide muito melhor com demandas de trabalho, família, amigos e outros compromissos. Isso também significa que você pode priorizar melhor suas tarefas e usar seu tempo de forma mais otimizada. Você pode desenvolver suas habilidades organizacionais com a ajuda de diferentes plataformas grátis na web. Atualmente, existem muitas delas disponíveis para ajudá-lo na sua organização pessoal e profissional.

Networking

Trata-se, basicamente, de criar relacionamentos e redes em seu ambiente de trabalho. Se você é freelancer, é uma habilidade particularmente essencial, pois a responsabilidade de fazer conexões e encontrar oportunidades é exclusivamente sua. Participar de eventos, feiras empresarias, cursos on-line com mais participantes, fóruns, ser ativo nas redes sociais e fazer propaganda de seu trabalho fará toda a diferença no seu marketing pessoal. Tente estar sempre em contato com pessoas que são referência na sua área, fale, comunique-se, você nunca sabe onde pode terminar uma conversa =)

Estimulando essas habilidades sua carreira sempre estará em progresso!