Skip links

5 dicas que todo tradutor deveria seguir durante a COVID-19

Em geral, os tradutores trabalham de forma remota.

Agora, entretanto, todos são obrigados a trabalhar de casa, já não é mais uma opção. De preferência, você deve ficar em casa o dia todo. Já não tem a opção de ir tomar um café, realizar coworking, ir à academia ou se reunir com amigos ou familiares.

Com tudo isso, você deve se perguntar, como eu posso ser produtivo sem que o estresse mental me afete?

Neste post, juntamos 5 dicas para aproveitar ao máximo esse isolamento e ser mais produtivo, cuidando da saúde física e mental.

Dica Nº 1: Exercício e Saída de Casa

O exercício é essencial para a produtividade e a saúde. Existem inúmeros estudos que demonstraram repetidamente que o exercício leva a um enorme aumento de energia e produtividade, como nesta matéria da revista Science. O tipo de exercício não é tão importante. Felizmente, há muitos exercícios que você pode fazer sem ir à academia. Caminhar é ótimo porque você sai de casa, se expõe ao sol, e ajuda muito na produtividade e felicidade. Você pode caminhar por um mínimo de 20 minutos por dia, quanto mais tempo, melhor para obter benefícios – se tiver tempo para fazer duas caminhadas por dia, melhor ainda! Começar o dia com exercício e um pouco de sol ajuda significativamente a nossa saúde mental.

Dica Nº 2: Alongamento

O alongamento é uma maneira fantástica de cuidar do seu corpo neste período difícil. Nesses tempos, estamos mais propensos a ter tendinites e contraturas, já que passamos muito tempo em frente ao computador, muitas vezes esquecendo da nossa postura, nos descuidando e exigindo muito de nossas mãos e braços ao escrever no teclado do celular e do computador. Ter uma cadeira confortável, deixar o laptop na altura dos olhos, com a cabeça reta, e cuidar do posicionamento no momento de digitar são medidas extremamente importantes. Se você tiver sorte e tiver jardim ou sacada e morar em um local ensolarado, você pode até se alongar ao ar livre, a cada 1 horas de trabalho.

Uma das maneiras de combater esses problemas físicos, o alongamento é excelente para a nossa postura e para o cuidado com as nossas extremidades. Mas você deve estar se perguntando, quais são os melhores exercícios de alongamento? No YouTube, há uma abundância de vídeos com os melhores exercícios para se alongar.

Dica Nº 3: Contato virtual

Mantenha-se sempre conectado com amigos e familiares. Só porque o distanciamento social é imprescindível neste momento, não significa que não podemos nos conectar e sermos sociáveis – precisamos disso mais que nunca para manter nossa saúde mental.

Você pode programar de 10 a 30 minutos todos os dias para se conectar com alguém que lhe interessa. Pode ser mãe, pai, irmãos ou um amigo para manter o afeto em dia. No entanto, se você não se sentir com vontade de conversar ou ser sociável naquele momento ou dia em particular, não se preocupe, todo mundo é diferente e nem todos querem socializar (virtualmente) todos os dias.

Você pode entrar em contato com amigos e familiares pelo Skype, WhatsApp ou outras plataforma sociais. É muito importante fazer um esforço e manter esse contato, já que estamos isolados fisicamente.

Dica Nº 4: Autoeducação

Se está tendo menos trabalho durante esse período difícil, você pode se informar sobre o mercado de tradução e a crise neste post em nosso site, no qual relatamos um estudo que realizamos sobre o assunto.

Estes tempos em que temos menos trabalhos podem ser uma boa oportunidade para aprendermos algo novo. Podemos aprender mais sobre os diferentes mercados com que lidamos na carreira, como marketing de mídia social, fazer cursos on-line de tradução para se aprimorar, um curso de legendagem ou mesmo estudar as melhores técnicas para revisão de texto podem ser excelentes opções, mas você deve escolher o que mais lhe interessar, o que poderia ser um novo hobby, como ler livros, pintar sua casa, realizar algum trabalho manual, ou aprender um novo instrumento musical como guitarra, piano, tambor etc.

Comece a aprender um novo idioma! É uma excelente oportunidade para manter o hábito de aprender sempre! Aprender um novo idioma mantém o nosso cérebro em constante esforço e dedicação.

Dica Nº 5: Tente sempre se manter positivo

Em tempos como este, é um desafio permanecer otimista e agradecer pelo que temos.

Tente não ver muitas notícias sobre a pandemia, é possível manter-se atualizado sobre o tema apenas olhando notícias de fontes seguras, como o site do Ministério da Saúde. Assistir coisas alegres e positivas, como vídeos sobre positividade ou filmes engraçados pode ser uma boa ideia. Tente evitar filmes tristes, de violência ou sobre doenças se você for uma pessoa muito sensível. A sensibilidade de todos neste momento pode estar potencializada, por isso, sempre escolha coisas que somem e ajudem ao seu psicológico. Sabemos que os pensamentos bons atraem boas energias, então, mantenhamos o nosso cérebro cheio de pensamentos agradáveis.

Concluindo: Mudar é difícil. É essencial entender que a implementação de novos hábitos é difícil, principalmente durante este período. Comece devagar. A consistência é mais importante do que a intensidade. Uma caminhada de 10 minutos é um começo fácil e muito mais conveniente do que um treino de 40 minutos. Desligue a TV e concentre-se em boas notícias. A cada 60 minutos, pare de traduzir e realize exercícios de alongamento, você verá os benefícios rapidamente. Se um dia estiver com preguiça, tente lutar contra ela – seu cérebro sempre vai levá-lo ao sedentarismo, como ficar no sofá comendo chocolate ou simplesmente ficar olhando a TV em vez de estudar algo novo!

Finalmente, conecte-se com alguém que goste muito, pergunte como eles estão e conte como você se sente, essa reciprocidade é muito importante nestes momentos de isolamento social. O contato virtual com pessoas nos mantém informados sobre outro pontos de vista e incentiva a empatia ao saber o que está acontecendo com uma outra pessoa.

Faça isso repetidamente, você vai começar a trabalhar muito mais feliz e isso fará você ser mais produtivo.