Skip links

A importância da tecnologia na indústria da tradução

É impossível negar que a tradução possui um papel de destaque no contexto global atual por causa do intenso fluxo de relações entre os mercados e povos do mundo. Com essa demanda cada vez maior por esse tipo de serviço, a necessidade de se atender aos clientes em um prazo cada vez menor justifica a criação de ferramentas e recursos tecnológicos para agilizar o trabalho do tradutor.

As CAT Tools

As CAT Tools, ou Computer-assisted translation, já podem ser consideradas velhas conhecidas dos tradutores atuantes no mercado. Mas, contrariando o consenso geral, ainda há aqueles que, por opção ou por desconhecimento, não as utilizam. Isso com certeza impacta na agilidade do trabalho em si, tornando o processo de tradução mais lento.

Quando falamos em CAT Tools, pessoas que não são do ramo logo perguntam: “Como assim? Existe uma ferramenta de tradução? Então o trabalho agora ficou fácil, já que elas traduzem por você!”. Entretanto, ao contrário do que se pensa, essas ferramentas não substituem o trabalho de um tradutor. Elas apenas automatizam a parte manual do trabalho, agilizando a digitação, facilitando a consulta a glossários e permitindo a criação de um banco de dados, ou seja, uma memória de tradução.

Quais são as outras utilidades da tecnologia para a tradução?

Muitos tradutores ao redor do mundo normalmente têm a mesma rotina diária: acordar, tomar um café, sentar em frente ao computador e produzir, por horas e horas (muitas vezes até mais do que produziriam trabalhando em um escritório). Mas como isso é possível?
Novamente, a tecnologia representa um grande papel nessa rotina. Aliás, se não fosse por ela, jamais atenderíamos a demanda mundial.

Computadores ligados em rede, glossários on-line, e-mails… seria impossível trabalhar com tradução, em home-office, se tais recursos não existissem.

Voltemos à década de 1980, no tempo das máquinas de escrever e dicionários de papel, encadernados em volumes enormes e pesados. Era possível trabalhar dessa forma? Claro! Era viável? Apenas para a época.

Passado x presente

As mudanças tecnológicas pelas quais passamos na última década são assustadoras. O que antes precisava de anos para ser desenvolvido, hoje é inventado ou atualizado em questão de meses e, em alguns casos, dias. E o mais interessante é que sequer percebemos isso acontecendo até sermos “empurrados” em direção a uma inovação tecnológica que simplesmente é incorporada em nosso dia a dia e, a partir daí, não nos imaginamos sem ela.

É bem difícil lembrarmos como era nossa rotina sem recursos como Skype, Netflix, Spotify, WhatsApp ou Google Chrome… e mal podemos esperar pelo que vem por aí!

Precisa de tradução de qualidade? Entre em contato conosco através do link: https://universotraducoes.com/orcamento/