Skip links

A importância de contratar uma revisão profissional para seus textos

Os motivos para contratar os serviços de um revisor profissional, seja para um texto escrito em língua portuguesa, seja para um que tenha sido escrito em uma língua estrangeira, podem não ser óbvios. Afinal, se você escreveu um texto, um artigo, um livro inteiro em uma língua, fica claro que você conhece aquele idioma e sabe as regras gramaticais dele, certo? Porém, existem, sim, diversos motivos para contratar um revisor de textos, e neste artigo vamos discutir algum deles. Vamos lá?

Entregue um texto mais profissional com revisão especializada

Depois te você ter passado dias e dias – às vezes até meses! – escrevendo um texto, se dedicando a aperfeiçoá-lo e deixá-lo exatamente como você quer, pode parecer estranho enviá-lo a um revisor, que talvez queira “enxugar” essas palavras que foram tão difíceis de selecionar, cortar as vírgulas e os pontos de exclamação que você se esforçou para colocar exatamente onde queria. Porém, lembre-se: um profissional da revisão está ali para te ajudar. Ele está ali para dizer: “Desse jeito, seu texto vai ser lido de melhor forma”.

Porque a verdade é a seguinte: seu texto pode ser muito bom, trazer ótimas informações e argumentos, mas se tem alguma vírgula fora do lugar, erros de gramática ou de digitação, se os parágrafos não estão bem proporcionais, ou se a linguagem utilizada não é a ideal… é possível que muita gente “descarte” seu texto, ou ao menos não leve tão a sério seu trabalho. Textos bem formatados, sem erros, e que “fluem” bem, passam uma ideia de profissionalismo e competência.

Assim, contratar os serviços de um revisor de textos não vai “mutilar” todo o esforço que você colocou nas suas palavras, mas, sim, vai valorizar esse esforço. Porque o trabalho de revisão vai muito além da gramática – mesmo que essa seja, sim, uma grande parte do trabalho do revisor, e muito importante! Mas o revisor vai também analisar o registro utilizado no texto, considerando o público alvo e o suporte que vai receber esse texto – vai ser um periódico científico? É um texto que será enviado para uma revista literária? Tudo isso influencia não só o tipo de linguagem que deve ser utilizada no texto, mas também seu tamanho, o uso de certas marcas de pontuação ou expressão… E um revisor vai oferecer essa assistência linguística tão fundamental, adequando suas palavras aos leitores que vão recebê-las.

Mais credibilidade para seu texto

Depois de ter estudado, pesquisado e investido seu tempo na escrita do seu texto, é mais do que óbvio que você quer que ele seja lido. E mais do que lido: você quer que ele seja apreciado, comentado, compartilhado, e que as pessoas entendam o que você quis dizer ali. Essa credibilidade é parte fundamental da escrita e da divulgação de um texto, e um revisor pode ajudar nessa empreitada.

Mesmo um autor muito experiência, por exemplo, um pesquisador que já escreveu muitos artigos científicos sobre sua área de estudo, pode acabar produzindo um texto que não seja “redondo”, ou seja, com algumas inconsistências, com uma ou outra ideia mal desenvolvida, um parágrafo que pode ser cortado, ou um conceito que não ficou bem explicado. Isso faz parte do processo de escrita. E o profissional revisor está ali para, de novo, emprestar olhos que ainda não leram essas palavras e apontar onde o texto está precisando de uma ajudinha.

A assistência linguística do revisor, nesse sentido, vai além da correção gramatical e de captar erros de digitação ou vírgulas que estejam sobrando. O profissional pode dar sugestões ao autor sobre áreas do que texto que estejam mais “fracas”, que precisem de desenvolvimento. Pode oferecer a perspectiva de um leitor: esse parágrafo não está compreensível; o que você quis dizer aqui? Tudo isso é de extrema importância para que o texto seja compreendido e aproveitado por todos que o lerem.

Mais credibilidade para seu texto

Hoje em dia, ferramentas de edição de texto como o Word permitem que os revisores marquem as alterações feitas nos textos e coloquem comentários com sugestões ou apontamentos para que o autor saiba o que foi feito em seu trabalho. Assim, a cereja do bolo do serviço de revisão passar a ser a possibilidade de aprender a ser um escritor mais conciso, ou mais claro, ou a usar aquela vírgula chata do jeito certo, observando as mudanças feitas pelo profissional contratado. Isso vai melhorar sua escrita para textos futuros e aumentar seus conhecimentos sobre a língua na qual você escreve – só vantagens!