Skip links

As Línguas mais Faladas no Mundo

A fala e a escrita são consideradas as nossas principais formas de comunicação. Ambas são fruto de um mecanismo criado pelo nosso cérebro, a linguagem, que vai sendo aprimorado no decorrer de nossas vidas e nos possibilitando inúmeras formas e significados.

A Linguagem

É claro que se tratando da linguagem propriamente dita, temos a linguagem por sinais, desenhos e até, de uma forma mais lúdica, pelo olhar. Ou seja, é importante que consigamos entendê-la como uma forma de comunicação interpessoal e que não necessariamente virá agarrado de palavras faladas ou escritas.

As 10 línguas mais faladas no mundo

Existem atualmente aproximadamente 7.000 idiomas no mundo, falados por mais de 6.6 bilhões de pessoas. Ao contrário do que muitos pensam, o inglês não é o mais falado e perde para o Chinês e o Espanhol. Nosso Português, por outro lado, figura entre os 6 primeiros e boa parte desses falantes são brasileiros. Confira a lista criada com base nas inúmeras listas encontradas pela internet, já que esse tipo de medição é bastante complexa:

  1. Mandarim: 1,3 bilhão – China, Malásia e Taiwan.
  2. Espanhol: 427 milhões – Espanha e Américas.
  3. Inglês: 339 milhões – EUA, Reino Unido, Partes da Oceania.
  4. Árabe: 267 milhões – Oriente Médio, Arábia, África do Norte.
  5. Hindi: 260 milhões – Índia, regiões norte e central.
  6. Português: 202 milhões – Brasil, Portugal, Angola.
  7. Bengalês: 189 milhões – Bangladesh, Nordeste da Índia.
  8. Russo: 171 milhões – Rússia e Ásia Central.
  9. Japonês: 127 milhões – Japão.
  10. Lahnda: 117 milhões – Paquistão

Lembrando que os números levam em consideração apenas falantes nativos, ou seja, pessoas que falam o idioma como primeira língua.

Para se comunicar no mundo globalizado, as pessoas precisam aprender outros idiomas para se expressar, seja no âmbito profissional ou pessoal. Quer ter seus textos bem assessorados por uma equipe extremamente qualificada em revisões e traduções? Faça um orçamento com a Universo!

As 10 línguas mais faladas na internet

Há mais ou menos 10/15 anos talvez essa parte do post nem fosse tão necessária, visto que não tínhamos noção do quanto a internet seria um divisor de águas para a comunicação de uma forma geral.

A internet possibilitou uma rapidez absurda de informações em tempo real e nos trouxe novos meios (memes, gifs, emojis e afins) que antes eram apenas um “plus” em nossa tentativa de nos comunicarmos e hoje são um outro tipo de linguagem, mas isso é assunto para outro post. rs

Pensando em linguagem falada/escrita, o BOL listou quais são os 10 idiomas mais falados na internet em 2016 e nos deu um dado curioso: “Todas as outras línguas somam 797 milhões de pessoas, o equivalente a 22,1% dos usuários de internet no mundo.”. O que significa que somadas as outras línguas utilizadas na internet, juntas elas quase ficam atrás do chinês que detém 751,9 milhões de usuários, ou 20,8% dos usuários de internet no mundo.

Isso é curioso porque até poucos anos atrás, o chinês (uma família linguística que pertence ao tronco linguístico sino-tibetano que envolve os dialetos: mandarim, cantonês, xangainês, entre outros) figurava entre as principais, porém não ocupava uma colocação acima do espanhol, por exemplo. Essa nova figuração é extremamente importante para vislumbramos a potência da região e como devem ser configuradas as futuras noções que teremos ao aprender um novo idioma.