Skip links

Conselhos para gerenciar seus projetos de tradução durante a COVID-19

É difícil quantificar o impacto que a COVID-19 teve em nossas vidas. Milhões de pessoas estão desempregadas. Outras, tragicamente, perderam amigos e familiares devido ao vírus. Para combater essa crescente incerteza, muitas empresas estão pausando seus esforços de expansão internacional. Isso pode significar menos trabalho para tradutores freelances.

As dúvidas aumentam e fazemo-nos as seguintes perguntas:

  • Devo fazer marketing agora?
  • O que posso fazer para pegar mais projetos de tradução nesta tempestade?

A resposta para a primeira pergunta é um retumbante “sim”. Praticar um bom marketing nas suas redes sociais pode aumentar o seu alcance a mais agências de tradução ou mesmo clientes diretos que precisam do seu trabalho.

Estando você com muitas ofertas de tradução no momento ou não, há algumas coisas que você pode fazer para ajudar a fortalecer seus projetos de tradução contra o vírus.

Mude seu foco e forma de comunicação

Embora talvez você não seja muito amigo das redes sociais ou entenda de marketing pessoal, você precisará disso e terá que utilizá-las de forma mais contínua. O futuro é digital e criar sua autoridade nas redes sociais só pode trazer coisas boas para a sua carreira, ainda mais nestes tempos em que não temos a possibilidade de contato físicos e sim apenas virtual. Você pode expor sua metodologia de trabalho, contar sobre o seu dia a dia ou simplesmente contar como está passando este momento de crise. Sua voz pode inspirar e ajudar muitas pessoas como você, além de você poder ter maior demanda de trabalho e ajudar seus colegas de trabalho.

Use seu tempo de inatividade produtivamente

Se o trabalho acabou e você enviou propostas a todos que conhece, há alternativas que você pode realizar agora e ser um expert no futuro:

Aqui estão algumas tarefas não vendáveis nas quais você pode trabalhar durante o tempo de inatividade:

  • Pesquisar mercado
  • Redigir blogs e artigos
  • Envolver-se nas mídias sociais
  • Descobrir novas fontes de clientes
  • Responder perguntas em fóruns
  • Atualizar seu site e otimizar seu SEO

Fazer algo bom

Se você estiver procurando uma maneira de ajudar a facilitar a vida de seus clientes ou agências de tradução durante esses tempos difíceis, considere o seguinte:

  • Ofereça descontos TEMPORÁRIOS a seus clientes fiéis (se eles estiverem com problemas)
  • Ofereça trabalho gratuito a instituições de caridade COVID-19
  • Escreva e traduza cartas relacionadas ao vírus para seus clientes
  • Doe uma parte do seu lucro para instituições de caridade relevantes, como para a ONG brasileira Gerando Falcões, eles têm uma plano estratégico excelente para ajudar as favelas em tempos de covid-19
  • Torne suas condições de pagamento um pouco mais flexíveis (se necessário)

Agora, essas iniciativas de bem-estar precisam ser abordadas de maneira inteligente. Por exemplo, você não deve oferecer aos clientes metade dos seus serviços. Isso diminui seu valor percebido e pode resultar em sentimentos negativos para seus clientes. Da mesma forma, você deve evitar direcionar seus recursos de maneira muito restrita. Todas essas iniciativas também devem vir com prazo bem definido e método de rastreamento verificável.

Contato social de uma forma diferente

O contato social presencial com colegas, agências e possíveis clientes podem ter parado, mas isso não significa que você não consegue se conectar. Você só precisa se mover on-line.

Comece ingressando em alguns grupos de mídia social relevantes para o seu mercado-alvo e assinando revistas relevantes. Torne-se parte ativa de suas comunidades e prove que você pode fornecer soluções reais. Não se esqueça de participar das versões on-line do seu evento favorito.

Chegar aos clientes atuais

Todas as nossas caixas de entrada foram inundadas com mensagens sobre como nossas empresas favoritas estão enfrentando a crise do COVID-19. Se ainda não o fez, é hora de enviar um de sua preferência. Um e-mail simples e compreensivo permitirá que seus clientes saibam que você está pensando neles. Você só precisa personalizá-lo. Você pode fornecer recursos, descontos, melhores condições de pagamento etc. Escrever com empatia e perguntar como ele está passando este momento pode refletir como um bom gesto e o cliente sentirá que você está preocupado com ele, o que trará fidelização. Você pode falar também que dará prioridade aos projetos relacionados ao COVID-19, com isso você demostra que realmente está comprometido e preocupado neste momento de crise.

Você é um tradutor freelance que está sentindo os efeitos do Covid-19 em sua empresa?

Se a COVID-19 reduziu seu pipeline de leads a zero ou se você está em um setor com maiores necessidades de tradução, agora não é hora de desacelerar. Isso não quer dizer que não deva fazer alterações, no entanto. Troque táticas agressivas de marketing por táticas humanas. Envolva sua comunidade e ofereça o que você puder. Além disso, concentre-se em garantir que seus clientes atuais tenham tudo o que precisam para enfrentar essa tempestade.

Espero que essas dicas sejam úteis para você. Você pode ver mais dicas de produtividade de tradutor em nosso site.

Lembre-se, isso vai passar e é importante avançar, estar preparado, reinventar-se, pensar positivo e agir para enfrentar esta tempestade com sucesso.