Skip links

O uso do EAD na Expansão do Acesso à Educação

O Papel das Universidades Brasileiras

Com o avanço das novas tecnologias, especialmente do computador e da internet, as pessoas tiveram mais oportunidades em muitos aspectos de suas vidas. Com isso, universidades do mundo inteiro divulgam cada vez mais conteúdos educacionais em plataformas on-line de educação com o objetivo de deixar o conhecimento mais acessível e democrático é extremamente importante.

Os números da educação a distância no Brasil crescem a cada ano. O último Censo EAD Brasil, realizado em 2015 pela Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED), contabilizou um aumento de mais de 1 milhão de alunos registrados em cursos nessa modalidade em relação a 2014. Acompanhando esse processo, grandes universidades no país criaram portais para disponibilizar cursos e aulas gratuitamente a todo o Brasil. Em alguns dos portais, é preciso fazer uma inscrição para ter acesso aos conteúdos, em outros basta selecionar o curso ou a aula de seu interesse e acessar os vídeos e materiais disponíveis, sem precisar de login e senha.

Abaixo três grandes universidades brasileiras que disponibilizam cursos online gratuitos:

  • USP – o portal e-Aulas reúne vídeos de diversas disciplinas da USP da graduação, pós-graduação e cultura e extensão, além de aulas preparatórias para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) criadas em parceria com o Cursinho da Poli. Por meio do e-Aulas, é possível fazer desde cursos online sobre a Língua Brasileira de Sinais (Libras) até uma introdução aos conceitos fundamentais de Física Mecânica.
  • UNB – disponibilizou gratuitamente um curso de graduação a distância através do portal Veduca.
  • FGV – oferece uma variedade de cursos MOOC no portal FGV Online, em áreas como Direito, Economia e Finanças, Gestão Empresarial e Marketing e Vendas. Também há cursos voltados para contribuir com a rotina pessoal, como Sustentabilidade no dia a dia: orientações para o cidadão e Como organizar o orçamento familiar.

Acesso às Universidades Estrangeiras

As universidades dos europeias e americanas são um grande atrativo para a maioria das pessoas do mundo devido a qualidade de seu ensino, dentre outras vantagens consideráveis para quem deseja ter um aprendizado significativo. No entanto, são poucos os estudantes que conseguem ter acesso a esta rica fonte de conhecimento. Muitas dessas universidades oferecem cursos online gratuitos, desenvolvidos em plataformas específicas, que você se conecta virtualmente com professores especialistas, que passam tarefas e trabalhos que você executa em conjunto com outros estudantes ao redor do mundo. Muitos desses cursos são de graça, com uma grade horária bem razoável e exigem dedicação de 5 a 10 horas semanais, ministrados pelos mesmos professores que ensinam os alunos presenciais dessas universidades.

Através de textos, vídeos e tarefas de casa, além de contato direto com o professor, o estudante tem acesso ao mesmo conteúdo e material que um estudante dessas universidades teria. E é tudo totalmente de graça, até mesmo o eventual material didático. Muitos cursos sugerem a necessidade de backgrounds anteriores para acompanhar as aulas, a grande maioria é livre e não exige comprovação acadêmia anterior. Outros são cursos introdutórios em temas específicos, que podem te ajudar a escolher ou mudar de carreira.

Veja nesse artigo da BBC Brasil cursos gratuitos oferecidos na internet pelas 10 melhores universidades do mundo.

Mantendo a Disciplina e Enfrentando os Desafios Linguísticos

Para estudar online e fazer seus próprios horários, é preciso disciplina, especialmente tratando-se de um curso gratuito. Muitos garantem certificados aos estudantes que entregarem os trabalhos, participarem das aulas e alcançarem um bom desempenho. A única barreira é a língua: 98% deles são oferecidos em inglês, embora haja alguns em espanhol, italiano, japonês e chinês.

Caso o curso escolhido não tenha o conteúdo em um idioma conhecido, é importante que a tradução seja feita com muito cuidado e atenção, buscando empresas de tradução que valorizem o tradutor humano busquem profissionais que estejam preparados para lidar com todos os dinamismos da língua e suas complexidades, algo que a Universo Traduções é referência no assunto. Solicite um Orçamento!