Skip links

Português e Francês. Idiomas parecidos?

O francês, assim como outras línguas românicas como português e espanhol, é uma das muitas vertentes resultadas do chamado “latim vulgar”. Ou seja, aquele que era falado pelo povo.

Além de ser a língua oficial em 30 países considerados francófonos (entre eles Bélgica, Suíça e de países e regiões que são, ou foram, colônias francesas como: Guiana Francesa, África norte-ocidental, Indochina, Haiti, Madagascar e parte do Canadá), é língua oficial em todas as agências das Nações Unidas.

É muito comum que falantes desses idiomas encontrem muita similaridade em algumas construções linguísticas ou significados de palavras. E se tratando do português, diariamente temos inúmeras palavras que “roubamos” da influência francesa no Brasil e adaptamos a nossa realidade.

Antigamente, a maioria das palavras consideradas estrangeirismos eram utilizadas com a grafia do seu idioma “original”, porém com o decorrer das adaptações do português algumas foram abrasileiradas. Neste link temos alguns exemplos de palavras que sofreram essa modificações.

Porém, algumas palavras foram incorporados no Brasil com outro sentido do utilizado na França, como é o caso de abat-jour que, em português, designa a luminária toda, enquanto em francês indica apenas a cúpula da luminária.

De fato há muita similaridade entre o português e o francês, seja pela mesma origem da língua em conjunto com as influências da Revolução Francesa em nosso processo de independência e da belle époque, muito presente no início da urbanização social e arquitetônica de cidades como São Paulo e Rio de Janeiro. Porém, o importante é lembrar que existem diferenças de cultura que afetam o idioma, sendo importante se adequar na utilização da língua ao ponto de conseguir se comunicar sem cair em falsos cognatos (palavras com grafia semelhante e significado diferente).

Na Universo Traduções os nossos colaboradores estarão prontos para fazer um ótimo trabalho de tradução que possa te ajudar a conhecer mais sobre essas e outras curiosidades sobre outras regiões do mundo.

Deixe um comentário