Skip links

Trabalho em casa. 4 conselhos que todo tradutor deve seguir

A maioria dos tradutores trabalha em casa. Alguns já têm seu escritório bem equipado em um local dedicado da casa, outros simplesmente trabalham um dia no sofá, outro no living, variando o ambiente.

Se você é tradutor iniciante ou já tem experiência trabalhando em casa, mas precisa rever seu local de trabalho, esse post é para você. Aqui, na Universo traduções, uma centena de nossos tradutores trabalham em casa. Temos a filosofia de que cada pessoa deve ser livre para criar sua própria rotina e organizá-la como desejar. Dessa forma, a pessoa acaba realizando um trabalho mais produtivo e focado.

1 Preferencialmente, trabalhe em um local com bastante espaço!

Uma mesa maior fará você trabalhar mais à vontade. Computador, agenda, caneca de café ou chá, livros, dicionários e celular certamente precisarão estar ao seu lado enquanto trabalha, portanto, sempre que possível, opte por espaços maiores.

2 A cadeira: um detalhe mais que importante

A maioria das pessoas não pensam em investir em uma cadeira, já que, a princípio, não entendem bem seu benefício. Acabam comprando uma cadeira barata na internet ou em qualquer loja de móveis. Isso é um erro! A cadeira é o objeto mais importante para se investir quando pensamos em trabalhar em home office! Você passará mais de 8, 9 e talvez até 10 horas por dia sobre ela. Imagine ficar sentado todo esse tempo em uma cadeira não adequada. Seu corpo, em alguns anos, fará questão de lembrá-lo disso. Investir em uma boa cadeira é investir em qualidade de vida. Procure uma cadeira confortável, que apoie toda a extensão de suas costas e também sua cabeça, além do apoio para braços. Você vai notar que sua produtividade será maior!

3 Iluminação

Vários estudos mostram que trabalhar em um local com luz natural aumenta a produtividade. Se você tiver essa possibilidade, escolha esse cantinho com luz natural para produzir. Infelizmente, nem todas as pessoas podem contar com isso, portanto, se seu ambiente tem pouca ou nenhuma luz natural, tente colocar uma boa iluminação indireta sobre a mesa (luzes amarelas são mais aconchegantes para trabalhar) e lembre-se de posicionar a tela do computador de costas para a luz que entra pela janela, caso contrário, a luz que reflete na tela pode impactar seu rendimento!

4 Dimensões da mesa

Isso é tão importante quanto a escolha da cadeira. Assim como as cadeiras, a mesa de trabalho deve ser escolhida com muito cuidado, tendo sempre em mente a ergonomia, de forma que sua postura fique correta. A altura da mesa é um dos principais fatores a serem observados: uma mesa para escritório ideal possui altura entre 54 a 74 cm. O cotovelo deve ficar de 3 a 4 centímetros abaixo da superfície. A cadeira deve ficar no mínimo a 20 cm de distância da mesa.