Skip links

Tradução Nativa

A tradução é uma ação que envolve conhecimento em vários aspectos que dentro uma língua, sendo um processo mental extremamente complexo, como podemos ver neste artigo sobre os processos envolvidos durante a tradução de um texto.

Por ser a chave da comunicação interpessoal entre falantes de diferentes nacionalidades, exige que haja conhecimento linguístico e cultural tanto da língua-base quanto da língua-alvo. É de extrema importância que o trabalho de traduzir seja feito por profissionais que tenham domínio do tipo de tradução envolvida, para que não haja falhas de comunicação durante o processo.

A Adequação da Linguagem

Quando lemos uma publicação traduzida, é possível perceber quando ela não foi escrita por um falante nativo do idioma da língua-alvo e quando foi uma tradução literal da língua-fonte. Além disso, raramente as palavras têm um só parecido em dois idiomas diferentes: muitas têm um considerável número de traduções possíveis, mas poucas são comuns.

Com as novas tecnologias, tornou-se comum a oferta de traduções baratas que na verdade são feitas por computadores. Computadores são excelentes ferramentas na tradução de palavras isoladas, mas experimentam dificuldades para captar o sentido de frases como um todo, o que resulta em traduções com uma gramática ilegível, e com constante uso de sentidos indesejados para cada termo traduzido.

O Tradutor Nativo

Tradutores nativos são profissionais experientes e com uma tradução rigorosa para a sua língua materna, que, por motivos óbvios, falam diariamente.  O tradutor nativo tem a flexibilidade e o conhecimento de quem vive na cultura do país da língua-alvo e pode contornar uma situação difícil ou, então, sabe o que não dizer, sem o risco de cometer um erro pois o tradutor nativo tem mais facilidade em respeitar as estruturas características e entender a adequação ao contexto cultural.

Na Universo Traduções contamos com profissionais aptos para realizar qualquer tipo de tradução, independe do contexto do documento a ser traduzido. Contamos com tradutores nativos e não nativos que tem familiaridade com as mais diversas áreas de conhecimento.

Deixe um comentário