Skip links

Revisão de Textos

O Trabalho de um Revisor

A revisão de textos é uma das funções mais importantes dentro do ramo das linguagens. É o revisor quem dá o “aval” final para a produção textual nos mais diversos âmbitos profissionais em que a comunicação textual seja uma das formas de contato entre profissional e cliente.

O revisor não realiza apenas uma mecânica correção gramatical, mas sim uma completa intervenção no texto a ser aperfeiçoado, podendo transformar desde meras palavras aqui e ali, até parágrafos inteiros, editando-os e enriquecendo-os com a inserção de novas palavras.

Nas redações ou nas editoras ele trabalha conjuntamente com os profissionais responsáveis pela publicação dos textos revisados. É importante para o bom revisor e seus coordenadores verificarem não apenas a gramática, mas também a coerência discursiva, para que o texto não seja confuso ao leitor.

Como Ser um Bom Revisor

Assim como toda profissão, um revisor precisa estar apto para lidar com diversas situações e para isso é importante seguir algumas características básicas como:

  • Conhecer BEM ortografia, gramática e pontuação;
  • Ter noção do que poder ser, ou não, aceitável em relação à ortografia e gramática dentro dos gêneros textuais que possuímos;
  • Trabalhar com cuidado e precisão;
  • Ser organizado em relação ao tempo para conseguir cumprir prazos e metas;
  • Ter uma boa habilidade de comunicação interpessoal.

Na Universo Traduções trabalhamos com revisores extremamente ligados nas novidades do mercado e sempre prontos para lidar com os mais diversos tipos textuais e, inclusive, dentro do contexto no qual o texto estiver escrito independentemente da língua.