Skip links

Os países que têm mais moradores estrangeiros do que nativos

A BBC Brasil fez uma reportagem sobre os países em que número de moradores estrangeiros é maior do que o de nativos (e que pode ser conferida aqui), pontuando quais os fatores que podem ser considerados fundamentais para esse tipo de situação e as consequências disso.

É de se esperar que os Estados Unidos fossem o líder desse ranking, visto que é de conhecimento geral que a busca por um “lugar ao sol” em terras estadunidenses é muito comum desde a ascensão do império americano. Entretanto, assim como Rússia e Alemanha que estão com o fator imigração impulsionado pela atual situação dos refugiados, o número de imigrantes, por mais que seja alto, não supera o número de nativos. Como a própria reportagem apresenta, são 46,6 milhões de imigrantes vivendo em território norte-americano, o equivalente a 14,5% da população local.

Surpreendentemente (talvez nem tanto), esse ranking tem os Emirados Árabes como líder. Onde dos 9,1 milhões de pessoas que lá vivem, 8,09 milhões são imigrantes. Para nós que estamos um pouco distantes da cultura e não temos uma noção viva de como funciona o estilo de vida e trabalho nessa região, pode soar estranho o país ter toda essa porcentagem de imigrantes. Porém, levando em conta a força eminente que o petróleo tem na região, é de se entender que muitos imigrantes escolham o país em busca de melhorar sua condição de vida.

Além dos Emirados, países como Catar e Arábia Saudita também estão no ranking pelos mesmos motivos. Por serem países muito ricos, eles dependem de mão de obra estrangeira, considerada mais barata, para sustentar o padrão de vida elevado e conseguir manter o rápido crescimento econômico. Inclusive, existem investimentos na área de qualificação profissional para que cada vez mais imigrantes resolvam se aventurar por esses países.

Tem interesse em conhecer mais sobre a situação de trabalho nessa região do Oriente Médio e tem dificuldades em ler e entender a maioria das notícias em inglês ou até mesmo em árabe? Na Universo Traduções os nossos colaboradores estarão prontos para fazer um ótimo trabalho de tradução que possa te ajudar a conhecer mais sobre essas e outras curiosidades sobre outras regiões do mundo.