Skip links

Revisando um Artigo Científico

A revisão de textos é uma das funções mais importantes dentro do ramo das linguagens. É o revisor quem dá o “aval” final para a produção textual nos mais diversos âmbitos profissionais em que a comunicação textual seja uma das formas de contato entre profissional e cliente.

O revisor não realiza apenas uma correção gramatical, mas sim uma completa intervenção no texto a ser aperfeiçoado, podendo transformar desde meras palavras aqui e ali, até parágrafos inteiros, editando-os e enriquecendo-os com a inserção de novas palavras. Tudo isso respeitando sempre a forma com que o autor construiu seu texto, deixando a revisão em formato de comentário para que seja um trabalho em conjunto com o autor, quase que uma conversa que busque encontrar o melhor formato possível para que aquele texto seja muito bem finalizado.

Artigos Científicos

Quem deseja seguir na área acadêmica ou busca crescer profissionalmente sabe que é muito importante produzir pesquisas e publicar esse conhecimento em revistas (físicas e onlines) especializadas. Esse tipo de artigo não só comprova o seu conhecimento na área como permite que se possa trocar experiências com outros que também estão produzindo conteúdo para um determinado assunto, contribuindo para o conhecimento de todos.

Falando nisso, nesse link da biblioteca online SciELO (Scientific Electronic Library Online) tem um artigo bem legal sobre como produzir um bom texto científico. Aproveite a “navegação” pelo site, que é resultado resultado de um projeto de pesquisa da FAPESP, BIREME e CNPq, e dê uma olhada nos vários artigos bem legais que estão perdidos por lá. Conhecimento que mal tem, não é?

Revisão Científica

Diferente de uma revisão de textos “simples”, no caso de artigos científicos é necessário que o revisor tenha algum conhecimento dentro da área que está revisando para que, além da questão gramatical, também seja analisada a coerência do que está sendo escrito. Principalmente no caso de artigos com termos muito específicos, exigindo que o revisor tenha uma noção razoável das coisas que estão escritas.

É importante também, que o autor seja participativo no processo de revisão. Por mais que seja inevitável estar um pouco enviesado em relação ao que pensa do seu próprio artigo, o “dono do produto”, digamos assim, sabe melhor do que qualquer um os caminhos que deseja seguir e como deseja apresentar sua pesquisa ao mundo. Claro que, participando de forma que respeite o trabalho do revisor, não deixando de analisar os comentários e estudar uma melhor forma de resolver possíveis questões encontradas pelo revisor. Ou seja, trabalho em conjunto é sempre a melhor saída.

Revisando na Universo

Nossa equipe de revisores nativos é formada por colaboradores das inúmeras áreas (o que facilita que a revisão de um artigo científico seja feita por quem entende do assunto que está sendo dito) do conhecimento que são responsáveis por fazer a última checagem geral de todo o processo, organizando gramaticalmente o que for necessário e, caso haja a necessidade, buscando o auxílio de diagramadores para finalizar o layout.

A revisão de textos da Universo foca nos principais aspectos de um bom texto:

  • Linguagem: gramática, pontuação e ortografia;
  • Estrutura: consistência, coesão e terminologias específicas;
  • Formatação: alinhamento do texto para o periódico de sua escolha.

Deixe um comentário