Skip links

Terminei de traduzir meu artigo, e agora?

É muito normal ficarmos bem perdidos em nossos primeiros anos de faculdade. Parece que existe um manual de sobrevivência que ninguém escreveu, mas que se aprende na raça no decorrer dos anos.

Dentre as inúmeras obrigações e facilidades que vamos aprendendo com o tempo, quem está mais imerso e pretende fazer pesquisas sabe que é bem importante produzir artigos e publicá-los sempre que possível.

Por que devo publicar?

Recomenda-se que os estudantes, desde a graduação, desenvolvam pesquisas e produzam artigos científicos para serem apresentados em congressos e publicados em revistas. Para os alunos da pós-graduação, por exemplo, a produção e a publicação de artigos durante a realização do mestrado ou doutorado é uma condição para a obtenção do grau desejado.

É através da divulgação dos artigos científicos que a comunidade acadêmica conhece os diferentes temas que estão sendo pesquisados, além de estabelecer contato com o autor e sua pesquisa.

“Ok, mas eu já fiz tudo isso e meu artigo está ótimo. Como eu faço para publicar meu artigo?”

Já revisou?

Comece fazendo uma leitura do trabalho como um todo para detectar problemas de conteúdo e depois para avaliar a linguagem e a gramática.

Dica: peça para um colega de sua área ler o artigo e contrate um profissional especializado para revisar. O colega irá dar pontos importantes, mas o revisor irá corrigir erros gramaticais, revisar se a formatação está de acordo com as normas da ABNT e, principalmente, analisar a coesão do texto em si e se está coerente com o que o tema propõe.

Na Universo temos colaboradores aptos para revisar um trabalho científico desde a parte gramatical até a organização textual de cada termo específico que o texto possa remeter. Além disso, cuidamos da formatação dentro do que for escolhido por nossos clientes.

Trabalhamos com profissionais das mais diversas áreas, o que faz com que consigamos produzir um trabalho muito coerente e totalmente de acordo com os textos originais.

Já revisei. E agora?

Publicar um artigo em um periódico especializado garante muitos pontos no currículo de um estudante. Por isso, esteja atento para as publicações mais relevantes de sua área. Após ter uma visão geral do trabalho, comece a pensar na revista que você deseja ter o seu trabalho divulgado. Leia diversos artigos e tente observar o formato que eles seguem e pense nessa estrutura quando estiver escrevendo.

Considere publicar seu artigo em um periódico internacional porque um artigo bem pesquisado e que trata de um tema relevante, tem muita chance de ser aceito por uma publicação internacional (lembrando que a Universo também tem profissionais muito bons na área de tradução de artigos científicos). Dentre as plataformas ideias para publicação de seu artigo científico, temos:

The Astronomical Journal
Accounts of Chemical Research
Atmospheric Chemistry and Physics
Journal of Electronic Materials
New Journal of Physics
The Journal of Cell Biolog

Por fim, após divulgar a sua pesquisa, tente observar a repercussão do seu trabalho no mundo científico e procure entender quais reflexões estão sendo geradas a partir dele.

Deixe um comentário